A psicoterapia pode ser compreendida com um processo de lapidação, que aos poucos, parte por parte a pedra é talhada, esculpida, e polida até dela surgir uma bela escultura. Assim somos nós quando entramos em um setting analítico, uma pedra bruta pronta para ser lapidada, até desvelar o que há de melhor e mais belo em nós mesmo.

E o holístico remete ao olhar integral do ser humano, trabalhando o todo: o corpo, a mente, as emoções, as energias e o espirito.

A PSICOTERAPIA HOLÍSTICA, é a soma de técnicas milenares e modernas, e atua essencialmente por meio do processo de elaboração, com foco no autoconhecimento, além de promover o bem-estar e a harmonia em vários aspectos da vida.

Motivo 01: AUTOCONHECIMENTO

Um dos maiores desafios do ser humano é conhecer a si mesmo. O encontro com o autoconhecimento é um caminho sem volta, uma vez que começamos a compreender, “quem sou eu finalmente”, não há mais como voltar aos condicionamentos do passado.

O autoconhecimento é um campo fértil que se abre, cheios de novas possibilidades e com muitas descobertas sobre si mesmo.

Com a psicoterapia, aprendemos a aceitar e honrar nossa caminhada até aqui, para que assim, seja possível o encontro com seu “Eu maior”, que te conduzirá nessa trilha de crescimento e transformação pessoal.

Motivo 02: POTENCIALIDADES

Há muitos segredos escondidos em nosso interior que ainda não notamos, e ficam lá, adormecidos por anos e anos sem nunca darmos atenção, muito disso acontece pelas crenças limitantes que carregamos conosco e que nos colocam em uma posição de “um eu incapaz”. São bloqueios que provocam medo de ir e fazer. E sair dessa inercia que nos propicia a tal zona de conforto, não é tarefa fácil, mas é possível.

Potência é a força que nos move de um ponto zero até um determinado limite.

E a potencialidade é o espaço entre o ponto zero e o limite, aliás, esse “limite” pode ser compreendido como um horizonte, a linha do “infinito”. Sendo assim, a potencialidade é o local de todas as possibilidades e da criatividade infinita.

Por meio do processo de elaboração na psicoterapia holística, é possível descobrir e desenvolver sua potencialidade. Ou seja, habilidades, talentos, dons e tudo aquilo que você ainda pode oferecer e são pouco trabalhados ou até mesmo não são notados. Potencialidades que ainda podem ser desenvolvidas para que possa produzir e criar em sua plenitude.

Motivo 03: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Adquirir a capacidade de se auto observar quando algo te provoca algum tipo de incomodo e/ou inquietação, e elaborar internamente tais eventos, antes de falar e/ou agir, é de fato transformador em nossa vida.

E a inteligência emocional, está ligada ao saber lidar com esses sentimentos.

E só temos a compreensão que atingimos um nível ideal inteligência emocional, quando somos capazes de dar esses três passos:

1) “Olharmos para nós mesmo”.
“Quem olha para dentro, desperta! Quem olha para fora sonha”. C. G. Jung

Antes de tudo, preciso me ver, me notar, me aceitar, me amar, me sentir, me autoconhecer, e assim poderemos partir para o passo seguinte.

2) “Se ver no outro”.
Reconhecer o que há de mim no outro é um grande avanço nesse sentido. A empatia e o respeito são sentimentos que se evidenciam nessa fase e por fim.

3) “Ver o outro como outro”.
Internalizando os passos anteriores, agora somos capazes de agir com resiliência e diferenciação, colocando o outro em seu devido lugar de pertencimento. Honra e gratidão são sentimentos presentes nesse momento e essa fase marca um estágio mais avançado em nosso processo de individuação.

E quando entramos em analise pessoal com a psicoterapia, fica mais fácil alcançarmos o nível de amadurecimento que esses três passos representam e que refletirá positivamente em nossas interações, seja no campo amoroso, profissional e/ou familiar.

Motivo 04: DECISÕES ASSERTIVAS

Dúvidas, conflitos internos ou até mesmo momentos de estagnação no qual ficamos perdidos, “olhando tudo e não vendo nada”. Quem nunca passou por isso?

É comum, principalmente no início da vida adulta e depois em vários outros momentos e situações, passarmos por isso e até hesitarmos em tomar alguma decisão.

O Psicoterapeuta não te dará as respostas.

Mas poderá te ajudar a elaborar, meios para desatar esses nós, e com isso despertar em você a compreensão de qual é a melhor decisão a ser tomada, sempre que isso vier a tona em um setting analítico.

Motivo 05: LUGAR DE PERTENCIMENTO

Apenas quando temos a sensação de pertencimento, seja no campo profissional, amoroso/afetivo  e/ou familiar, encontramos sentido e motivação necessária para seguir adiante com amor, prazer e gratidão, e com isso cumprir com entrega e verdade, o nosso proposito de alma.

Quando caminhamos só, a trilha se torna mais difícil, nesse caso, o psicoterapeuta se torna um facilitador desse caminhar para que você identifique qual o seu lugar de pertencimento.

Motivo 06: INDIVIDUAÇÃO

As pessoas se desenvolvem em diferentes aspectos durante a vida, e para C. G. Jung, o pleno significado do desenvolvimento psicológico é a individuação, que representa o surgimento da consciência de “si mesmo”.

A individuação é o processo de se tornar uma personalidade unificada mas também única, um indivíduo inteiro, e principalmente integrado.

O psicoterapeuta holístico, quando tem formação em analise Junguiana, terá recursos para te apoiar em seu processo de individuação.

Motivo 07: PROPOSITO DE ALMA

O encontro com o propósito de alma, ocorre quando tomamos consciência e fazemos com amor, verdade e entrega, aquilo que inconscientemente sempre quisemos.

Algo que para C. G. Jung, acontece na “metade” da vida.

E nesse sentido, o propósito de alma, pode ser definido como sendo: a resultante do que éramos com aquilo que projetávamos ser. E também como a plena conexão com o seu “Eu maior”.

A psicoterapia poderá te proporcionar estímulos necessários para que haja essa tomada de consciência. E por meio dela, o ego pode ser conduzido a cumprir sua função, que é: estar a serviço da alma.

Motivo 08: ACEITAR A SI MESMO

Um outro desafio do ser humano é: aceitar a si mesmo.

E entrar em analise pessoal, representa esse encontro consigo mesmo, sem fugas ou mecanismos de defesa, apenas você com você mesmo.

E aceitar não significa “gostar”, somos seres em constante transformação, e aceitar quer dizer: experimentar minha realidade atual, sem auto julgamento ou auto rejeição.

No setting analítico, ACEITAR, de forma plena e sincera, é a porta que se abre para INTEGRAR, e com isso RESSIGNIFICAR.

O que representa o rompimento de bloqueios e padrões que impendem nossa transformação e crescimento.

E COMO EU POSSO TE AJUDAR, HOJE?

Agende um horário conosco, aqui na CASA FLORESCER.
A entrevista é gratuita e nela poderemos tirar mais dúvidas e iniciar esse novo período em sua vida.

Contato: 013 99144.0966
Instagram: Espaço Ana Maria Rocha na Casa Florescer
Facebook: Ana Maria Rocha

Vamos juntos nessa jornada!

Até Breve